Mulheres cis

Pessoas Trans e

Não-bináries

Motion Graphics

Animação

Trabalho e diversidade em movimento. O projeto Garotas do Motion é uma comunidade de profissionais de motion graphics e animação formada exclusivamente por mulheres cis, pessoas trans e não-bináries. Juntes, atuamos na divulgação dos nossos trabalhos e no desenvolvimento das nossas habilidades, sempre com muita empatia e inclusão.

 

Nossa rede nasceu como um grupo de Facebook, em 2017, a partir de um questionamento simples e cheio de significado: por que tantas mulheres que trabalham com motion nunca tinham colaborado com outra mulher em um projeto?

 

O que parecia um incômodo pontual, se mostrou uma realidade compartilhada. Em um mercado predominantemente masculino, a solução para encontrar equidade era uma só: nossa união. Aos poucos, o grupo foi crescendo e hoje temos mais de 2 mil participantes espalhadas pelo Brasil e exterior.

Mulheres de vivências e origens diversas que construíram juntas um espaço seguro para tirar dúvidas, trocar experiências e dividir oportunidades.

 

Mas o Facebook só reforçou algo que já sabíamos, nossa comunidade é grande e precisa de espaço para crescer. Por isso estamos aqui, em um canal próprio, desenvolvido para ser uma vitrine de portfólios para o mercado. Queremos assim facilitar o contato com a nossa rede, desde as profissionais mais experientes até os novos talentos.

 

Chegou a hora de movimentar o mercado. Você vem? ツ

 

Se você é mulher, pessoa trans ou não-binárie e quer participar da nossa comunidade, Cadastre-se.

 

Se você é contratante e precisa de uma curadoria mais específica para algum projeto é só nos mandar um e-mail.

Por uma

Diversidade

de Respeito

Queremos um mercado de trabalho diferente, mas sabemos que isso só será possível em um contexto que respeite as diferenças. Acreditamos que a criatividade nasce na pluralidade de ideias e vivências e, para isso acontecer, precisamos trabalhar ativamente na construção de ambientes verdadeiramente diversos.

 

Aqui, no Garotas do Motion, atuamos para amplificar e fortalecer profissionalmente pessoas dos mais variados perfis sociais, culturais e pessoais. Afinal de contas, vivemos em um país no qual 51% das pessoas são mulheres e 56% da população se declara negra (PNAD Contínua de 2019), em um cenário como esse, um mercado de trabalho composto majoritariamente por homens brancos cis-gênero não condiz com a realidade.

 

No entanto, existem diferenças que não aceitamos. Sabemos que as mulheres ainda recebem salários inferiores aos dos homens mesmo exercendo a mesma função.

 

Em pesquisa realizada pelo School of Motion em 2019, só nos Estados Unidos

a diferença salarial entre homens e mulheres com mais de 10 anos de experiência em motion graphics chegava a 22%.

 

Essa é uma pauta relevante não apenas para o nosso projeto, mas para todas as pessoas da área que acreditam na construção de um mercado de trabalho equânime e, por consequência, uma sociedade mais justa. É preciso abraçar a diversidade como uma ação coletiva e a inclusão como uma prática diária na nossa rotina de trabalho. Porque não basta apenas abrir as portas das empresas, é preciso abrir a cabeça e os olhos de quem já está no mercado. É hora de enxergar quem não era visto e prestar atenção em quem não era ouvido.

 

Para fazer parte da mudança é necessário mais do que uma contratação pontual, uma equipe diversa é feita de vários perfis trabalhando ativamente lado a lado. Nós, do Garotas do Motion, trabalhamos para que um dia nossa comunidade não seja mais necessária, mas até lá seguimos fortalecendo a discussão e movimentando o mercado.